top of page
Buscar
  • Marcos Hinke

Handmaid's Tale breakdown: O roteiro do piloto cena-a-cena


Esse breakdown faz parte das atividades do grupo de estudos da Tertúlia Narrativa no Facebook. Ele foi feito a partir do roteiro do piloto, por isso existem diferenças com a versão filmada.

Recomendamos que esse exercício se torne um hábito para quem quiser se aprofundar mais na arte da narrativa. Após uma primeira leitura, é hora de se aprofundar no roteiro e a análise cena-a-cena é um exercício que pode te ajudar nesse aprofundamento e a entender melhor as nuances e técnicas do roteiro através de engenharia reversa, entender como os temas se materializam no roteiro, como os personagens são apresentados, como as informações são fornecidas.

Esse exercício é completamente subjetivo e não há jeito certo ou errado de fazê-lo. Sugerimos apenas que você evite a passividade e leia o roteiro de forma consciente. A intenção aqui é quebrar o roteiro em pequenas partes para que possamos nos aprofundar na estrutura e em seus temas.

BREAKDOWN

Sequência 01- Teaser (pág.1 até pág. 5)

1.EXT. MAINE - ESTRADA RURAL – DIA

2. EXT. FLORESTA DE MAINE - DIA - MAIS TARDE

Uma família em fuga em um cenário rural: Luke, June e a pequena Hannah. Pelo pânico e presa dos adultos, sentimos mais esse clima de urgência e risco. Após o atolamento do carro ouvimos sirenes. Eles estão sendo perseguidos por figuras de autoridade.

Luke insiste para que June siga a pé com Hannah enquanto entrega sacos com mantimentos básicos e jóias. Eles deviam estar em fuga a um bom tempo e tem muito caminho pela frente ainda.

June foge com a garota Hannah em seus braços e no mato ouve tiros a distância. Apavorada, mas sem tempo para luto, continua correndo com sua filha até não aguentar mais e se esconder. Ela está sendo perseguida por homens fortemente armados, mas que não são nem do exército, nem da polícia, são Guardiões.

Os Guardiões a encontram. Ela tenta lutar, mas eles são maioria e estão armados. Eles tiram sua filha dela e a levam para longe, June fica mais agressiva até ser atingida por um dos guardiões e cai desmaida.

June é levada em uma maca até uma van pelos Guardiões. Nenhum sinal de Hannah ou de Luke.

Cena 3 (pág. 5)

INT. CASA DE WATERFORD - QUARTO – DIA

Uma cena bem contrastante da cena anterior. June sozinha em um quarto aparentemente rural usando um vestido vermelho, um manto e um gorro.

Descrita como um tableu vivant, ela está parada em frente a uma janela enquanto por Voice Over June fala sobre como esse ambiente é a “prova” de suicídios e como ela tenta não pensar nisso, mas é mais dificil em dias da “Cerimônia”. Pensamentos podem prejudicar suas chances, mas ela pretende sobreviver. Ela se apresenta como Offred, diz que tinha um outro nome antes, mas nomes foram proibidos.

Cena 4 (pág. 7)

INT. CASA DE WATERFORD - CORREDOR/ESCADAS – DIA

Offred anda pela casa lentamente e vê Rita na cozinha. Em narração, ela conta sobre como Rita é uma “Martha” e como elas devem fazer as coisas de forma antiga e tradicional. Rita fica irritada com a presença de Offred, como se estivesse atrapalhando seu trabalho.

Offred vê uma Mulher de Azul em um outro cômodo da casa e isso desperta uma lembrança.

Cena 5 (pág. 7)

INT. SALA DE ESTAR - DIA - FLASHBACK

Primeiro encontro entre Offred e SERENA JOY. Ser “uma esposa de comandante” é uma casta nesse universo e está no topo da hierarquia das mulheres de Gilliead. O ambiente é descrito como antigo, sem qualquer tipo de tecnologia ou palavra escrita. Serena Joy gosta de demonstrar seu poder.

Há uma relação de dominação onde Offred está em uma posição frágil, qualquer deslize pode representar sérias consequências. Serena a trata como um cachorro falante.

O Comandante chega e se apresenta a Offred de forma simpática. O que chama a atenção de Serena pela quebra de protocolo. Sem saber o que dizer, Offred agradece. Esse agradecimento é o suficiente para despertar a ira de Serena Joy. As Aias só devem obedecer, nada mais.

Cena 6 (Pág. 11)

INT. CASA DE WATERFORD - CORREDOR/ESCADAS – DIA

Despertada de seu flashback por Rita, Offred recebe ordens do que deve comprar na mercearia. A ordem de Rita indica que o “Comandante” delas é alguém poderoso e influente.

Cena 7 (Pág. 12)

EXT. CASA WATERFORD – DIA

Saindo da casa, Offred se depara com NICK, que está trabalhando no jardim. Ele é o motorista dessa casa. Offred é sarcástica em seus pensamentos, mas mantém uma pose passiva durante a conversa. Poderia ser uma conversa amigável se não fosse tão perigoso para Offred interagir com Nick.

Offred sai da casa e se encontra com OFGLEN, outra Aia. Elas se cumprimentam de forma protocolar, usando expressões religiosas obrigatórias desse mundo. Offred não gosta de Ofglen, desconfia que ela seja devota.

Cena 8 (Pág. 14)

EXT. GILEAD - BAIRRO NOBRE – DIA

Offred e Ofglen andando pelo bairro, mostrando mais sobre esse mundo. Offred nos revela que as Aias sempre andam em grupo para vigiar umas as outras.

Ofglen menciona que ouviu dizer que a guerra estava indo bem, Offred fica sedenta por mais informações, mas sair do protocolo e buscar informações pode ser muito perigoso. É como se as duas estivessem testando uma a outra.

Ao passar na frente de uma igreja e ver garotas pré-adolescentes sendo escoltadas por Guardiões, Offred sorri. Flashback.

Cena 9 (Pág. 16)

EXT. PRAIA - DIA – FLASHBACK

Uma memória feliz de June com Hannah. Elas brincam na praia.

Cena 10 (Pág. 16)

EXT. GILEAD - BAIRRO NOBRE / IGREJA

Ofglen tira Offred de “seu flashback”. Offred está abalada por sua memória.

Cena 11 (Pág. 16)

INT. PÃES E PEIXES – DIA

Uma mercearia que poderia ser uma mercearia do mundo comum, mas com guardas fortemente armados e sem nenhuma palavra escrita. Offred e Ofglen se encontram com outras Aias (Ofsamuel e Oferic) que falam entusiasmadas sobre laranjas (mais um pedaço de informação importante, é um mundo escasso onde recursos naturais são raros).

A moeda desse mundo são tokens para produtos específicos que as Aias recebem de suas casas. Ofsamuel solta acidentalmente que ouviu falar pelos noticiários que o Comandante Waterford, da casa de Ofred, é alguém importante. Isso cria um clima de tensão entre as Aias. Ofsamuel tenta consertar dizendo que ouviu essa informação por acaso. Ofglen muda de assunto.

Cena 12 (Pág. 18)

INT. PÃES E PEIXES - MINUTOS MAIS TARDE

As Aias pegam laranjas e aparentam demonstrar entusiasmo. Offred quer gritar, se rebelar. Ela quer sua filha de volta.

Ela se lembra de sua amiga Moira e como gostaria de conversar com ela.

Cena 13 (Pág. 18)

INT. CENTRO VERMELHO - GINaSIO - DIA – FLASHBACK

Centro de treinamento de Aias. MOIRA assiste a sádica professora, TIA LYDIA, falando sobre como o mundo era perverso e que a infertilidade foi uma forma de Deus punir a humanidade. Offred chega nesse centro de treinamento junto com mais outras mulheres, sendo escoltadas por Guardiões. Elas são novatas nesse centro de treinamento. Offred e Moira se reconhecem pelo olhar.

Cena 14 (Pág. 20)

INT. APARTAMENTO CAMBRIDGE - MANHÃ – FLASHBACK

O mundo de antes. Moira e Offred são apresentadas como grandes amigas de faculdade. Descobrimos que Moira é homosexual.

Cena 15 (Pág. 21)

INT. CENTRO VERMELHO - GINÁSIO – CONTINUAÇÃO

De volta a aula de Tia Lydia, Moira sutilmente acena negativamente para Offred para que ela não demonstre reconhecimento. Tia Lydia fala como as alunas são privilegiadas por serem férteis e cita a bíblia, dizendo como elas vão servir os casais estéreis doando seus corpos.

JANINE, uma das novatas que chegou com Offred, faz um comentário sarcástico sobre essa loucura. É violentamente golpeada por umas das Tias, e ao manifestar sua raiva é eletrocutada por Tia Lydia, que novamente menciona a bíblia “Bendito sejam os mansos”. Em pensamento, Offred lembra que as Tias sempre ocultam a parte que os mansos herdarão a Terra. Momento importante para definir os riscos no universo, já que aquelas que se rebelam, mesmo que da forma mais sutil são punidas.

Cena 16 (pág.22 a 24)

INT. CENTRO VERMELHO - CAFETERIA – NOITE

Em um dormitório coletivo, Offred e Moira estão deitadas em camas próximas enquanto conversam sobre a fuga de Offred, a morte de Luke e o rapto de Hannah. Moira diz para ela não perder as esperanças.

Offred pergunta sobre Odete e Moira diz que ela foi re-classificada como Não-Mulher e que foi enviada para as colônias na primeira expurgação lésbica. Elas comentam como deveriam ter levado mais a sério quando esse levante insano começou.

Elas fingem dormir quando a porta se abre, Janine é arrastada chorando até cama por duas Tias. Seu olho direito foi arrancado.

Cena 17 (Pág. 24 e 25)

EXT. GILEAD - O MURO - DIA

De volta ao tempo presente, Ofglen e Offred andam pelas ruas de Gilead e passam por um muro onde quatro cadáveres enforcados estão expostos. Ofglen pensa em Moira e sobre esperança. Nesse mundo até falsa esperança é algum tipo de esperança.

Offred se apressa para voltar para casa, pois hoje é dia da Cerimônia. Ofglen compreende.

Cena 18 (pág. 26)

INT. - CASA WATERFORD - BANHEIRO – CREPÚSCULO

Offred toma banho. Ela está sem toca pela primeira vez nesse mundo e vemos que ela tem uma argola vermelha presa em sua orelha, como identificação de gado. Offred pensa como o que antes eram direitos básicos agora são luxos, como o próprio ato de tomar banho ou desprender o cabelo. Porém o banho não é para ela.

Offred precisa estar limpa para a cerimônia.

Cena 19 (Pág. 26)

INT. BANHEIRO DO APARTMENTO - DIA – FLASHBACK

Flashback de Offred brincando com seu bebê no banho. Ela teme que sua filha não se lembre dela.

Cena 20 (Pág. 27)

INT. CASA WATERFORD - BANHEIRO – CREPUSCULO

De volta do flashback, Offred pensa em sua filha e como provavelmente lhe contaram que sua mãe está morta.

Cena 21 (Pág. 27)

INT. CASA WATERFORD - QUARTO – NOITE

Momento pré-cerimônia. Offred está arrumada se sentindo um bichinho de estimação de concurso.

Cena 22 (Pág. 28)

INT. CENTRO VERMELHO - GINÁSIO – DIA

As Aias em treinamento estão sentadas em cadeiras dispostas de forma circular. Janine está sentada no centro do círculo. Todas estão sob forte vigilância das tias.

Janine descreve o que fica subentendido como um estupro coletivo que ela sofreu no passado. Tia Lydia estimula as Aias a apontarem e culparem Janine pelo ocorrido.

Offred tem problemas em fazer parte desse ritual, mas é estimulada por Moira, para evitar represálias. Tia Lydia percebe a falta de entusiasmo de Offred e a encara. Offred finalmente dança conforme a música nesse cenário de terror e estica o braço enquanto repete o mantra de culpabilização de Moira.

Cena 23 (Pág. 29 e 30)

INT. CASA WATERFORD - SALA DE ESPERA – NOITE

Enquanto cumpre os protocolos ritualísticos pré-cerimonia, Offred se lembra das palavras de Tia Lydia. De como isso tudo parece incomum agora, mas que com o tempo irá se tornar comum. Offred quer vomitar. Rita e Nick entram na sala, eles tem o seu papel na cerimônia. Reclamam da demora dos outros.

Serena Joy é a proxima a chegar e também reclama da demora do marido. Finalmente, chega o Comandante. Ele tira uma bíblia de uma caixa trancada e começa a ler sobre Raquel e Jacó, e como a serva Bila cedeu seu corpo para que Raquel pudesse ser mãe através dela. É o mesmo trecho mencionado por Tia Lydia no centro de treinamento de Aias.

Cena 24 (Pág. 31 e 32)

INT. CASA WATERFORD - QUARTO DE SERENA JOY - MAIS TARDE

Voice Over do Comandante ainda lendo o trecho da Bíblia, enquanto em um bizarro ritual sexual o Comandante violenta Offred, que totalmente sem expressão é segurada por Serena Joy entre suas pernas. Com exceção da calça abaixada do Comandante e a saia meio levantada de Offred, todos estão completamente vestidos.

O comandante é completamente mecânico, Serena Joy parece sentir raiva de Offred, que aperta seus pulsos de forma quase sádica. E Offred permanece sem expressão, lutando internamente para sobreviver a esse momento.

O Comandante goza, coloca as calças e formalmente sai do quarto. Serena Joy levanta nervosa e manda Offred sair, ela tenta calmamente argumentar que as chances de engravidar são maiores se ela ficar deitada por um tempo. Serena Joy não escuta e a manda sair.

Cena 25 (Pág. 32 e 33)

INT. CASA WATERFORD - QUARTO - NOITE - MAIS TARDE

Offred tentando se recompor durante uma crise de pânico. Ela quer tomar um banho, mas sabe que não é permitido. Ela tenta se acalmar pensando na lua, umas das poucas coisas que eles não mudaram. Tomada pelo pânico ela sai de seu quarto.

Sequência (Pág. 33)

26 - INT. CASA WATERFORD - ESCADAS – CONTINUAÇÃO

27 - EXT. CASA WATERFORD - JARDIM - NOITE - CONTINUAÇÃO

Ela corre pela casa de dois andares e vai até o jardim tentar respirar. Enquanto tenta se acalmar, percebe que está sendo vigiada por Nick. Ela congela em pânico e volta para dentro da casa.

Cena 28 (Pág. 33 e 34)

28 - INT. CASA WATERFORD - QUARTO – NOITE

Ainda tomada pelo pânico, Offred se deita na cama e pensa em Nick dedurando-a por ter saído da casa a noite e nas formas sádicas que ela será punida pelo Comandante. Ela não possui nem os direitos humanos mais básicos. Um Comandante pode puni-la como bem entender.

Cena 29 (Pág. 34 a 36)

INT. CENTRO VERMELHO - CAFETERIA - NOITE – FLASHBACK

De volta ao centro vermelho, Janine está tendo um surto psicótico no dormitório. As outras Aias estão preocupadas em serem punidas pelas tias por causa de Janine. Moira e Offred afastam as outras Aias e tentam despertar Janine. Moira estapeia Janine e ordena para que ela se recomponha ou poderá ser enviada para as colônias, onde certamente irá morrer.

Moira diz para Offred fazer o mesmo se isso acontecer de novo e ela não estiver por perto. Para sobreviver nesse mundo elas precisam se recompor. A apatia recorrente que vemos nos dias atuais de Offred é um mecanismos de sobrevivência.

Cena 30 (pág. 37)

INT. CASA WATERFORD - QUARTO – NOITE

Inspirada pela lembrança de Moira, Offred se força a se recompor. Ela está viva. Ela é uma sobrevivente.

Sequência (pág. 37 a 39)

31 - EXT. CASA WATERFORD – MANHA

32 - INT. CASA WATERFORD - QUARTO – CONTINUAÇÃO

33 - INT. CASA WATERFORD - COZINHA – DIA

Pela janela de seu quarto, Offred observa Nick polindo o carro de manhã. Ela está surpresa que não foi levada pelos Guardiões, mas sabe que isso pode acontecer a qualquer momento. Nick pode denunciá-la.

Ela ouve três badaladas de um sino a distância, o que significa que haverá um salvamento hoje e ela precisa comparecer. Ela pensa que um dia esse sino poderá tocar por ela.

Ao descer para a cozinha encontra Rita irritada, já que terá que fazer as funções de Offred porque que ela foi chamada pelos sinos.

Nick entra na cozinha. Fica um clima tenso entre ele e Offred. Rita observa os dois. Offred solta indiretas sobre as brincadeiras de Nick no jardim na cena 7 (pág. 12). Ela não pode falar diretamente sobre isso, essa é sua tentativa desesperada de ganhar a empatia dele. Nick se mantém inexpressivo por um tempo e depois solta um leve sorriso. Isso dá um pouco de esperança a Offred. Ela fez um amigo? Ele não a denunciará?

Sequencia (Pág. 39 a 45)

34 - EXT. O MURO/O COMUM – DIA

35 - EXT. O COMUM – CONTINUAÇÃO

As Aias andam em rebanho sendo vigiadas por Guardiões fortemente armados. Offred narra como esse ambiente, que antes era uma universidade, agora pertence aos Olhos e que ninguém nunca entra naqueles prédios por vontade própria.

No gramado há um grande palco e as Aias são dispostas como espectadoras. Se ajoelham em almofadas vermelhas, prontas para assistir o Salvamento, que ao contrário do que o nome indica, se trata de uma Execução Pública.

Na multidão de Aias, Offred encontra Alma, que estava no centro vermelho com ela. Elas discretamente conversam sobre onde estão postadas e sobre se viram outras mulheres do centro vermelho. Offred pergunta se Alma tem alguma informação sobre Moira. Uma Aia que estava ouvindo a conversa se vira, é Janine. Ela diz que Moira se enforcou. Um Guardião ouvindo a conversa ordena que elas se calem.

Enquanto isso, Tia Lydia sobe ao palco e começa a apresentar o Salvamento. Sua postura é parecida com sua postura no centro vermelho, onde as Aias devem responder em uníssono todas as suas perguntas e comandos. Offred está abalada pela suposta morte de Moira, Offglen tenta chamar sua atenção para ela participar do uníssono.

Duas Aias aprisionadas são levadas até o palco. Tia Lydia anuncia seus “crimes”: adultério. Elas são enforcadas enquanto as outras Aias assistem com as mãos no peito. Enquanto os pescoços delas quebram, alguns aplausos são ouvidos.

Tia Lydia ordena que elas formem um círculo. Agora elas farão uma particecução. Algumas estão empolgadas, já sabendo o que está vindo. Um Guardião surrado é arrastado para o centro do círculo por outros dois Guardiões. Tia Lydia anuncia que ele é um estuprador condenado. Offred reconhece o condenado.

Cena 36 (Pág. 46)

EXT. FLORESTA DE MAINE - DIA – FLASHBACK

Em seu flashback, Offred reconhece o Guardião condenado como sendo o Guardião que a golpeou no começo do roteiro, tirando sua filha dela.

Cena 37 (Pág. 46 e 47)

EXT. COMUM – DIA

Tia Lydia dá as ordens. Após ela soprar o apito, as Aias estão livres para fazer o que quiserem com o condenado até ela soprar o apito novamente. Ela dá o comando.

Offred é a primeira a golpear o acusado e o golpeia fortemente outras vezes. Todas as Aias vão para cima dele em fúria. Tia Lydia sopra o apito de novo.

Ainda eufórica, Offred é puxada por Ofglen. Offred tenta falar com Janine e a chama pelo nome. Isso é muito perigoso. Ofglen consegue acalmá-la e leva-la para longe.

Cena 38 (Pág. 48)

EXT. RUAS DE GILEAD – DIA

Offred e Ofglen caminham pelas ruas de volta para suas casas. Ofglen diz que sente muito por Moira. É a primeira vez que elas falam do “antes”. Offred ainda tem dúvidas se deve se abrir com Ofglen. Ao passarem em frente a uma loja, Ofglen comenta que lá antes era uma sorveteria e que o sorvete de caramelo era melhor que sexo. Offred fica surpresa. Elas conversam sobre como uma achava a outra tão religiosa. Ofglen revela que é isso que eles fazem, colocam umas contra as outras. É a primeira conversa franca entre elas.

Esse momento de contato é interrompido quando a Van Preta dos Olhos ronda pela rua. Elas continuam seus caminhos interpretando seus papéis de Aias submissas.

Cena 39 (Pág. 49 e 50)

EXT. BAIRRO NOBRE - DIA

Elas retomam a conversa e Ofglen pergunta sobre a filha de Offred. Ela percebeu que ela tem uma filha ao vê-la olhando sorrindo para as crianças na rua. Ofglen se simpatiza com a descrição de Hannah e revela que ela e sua esposa também tiveram um filho. Sua esposa conseguiu fugir para o Canadá, ela não. Foi pega no aeroporto.

Offred fala sobre Luke e como ele morreu. Ofglen a lembra que não há nada que ela poderia ter feito. Eles nunca deixariam uma etiqueta vermelha escapar.

Cena 40 (pág. 52)

EXT. CASA WATERFORD – CONTINAÇÃO

Elas param em frente a casa e finalmente se apresentam com seus nomes verdadeiros: Ofglen se chama Emily e Offred se apresenta como June. Antes de Offred entrar na casa, Ofglen se inclina até ela e cochicha para ela tomar cuidado: Alguém na sua casa é um Olho. Offred fica parada perplexa, observando a casa.

Cena 41 (pág. 52)

INT. CASA WATERFORD - QUARTO – DIA

Offglen tenta se manter sã e presente no momento. É a mesma imagem da cena 3. Em Voice Over, ela lembra de seu nome, de sua filha e de seu marido. Ela não é Offred, ela é June. Ela precisa fingir que nada mudou, ela parece passiva, mas há uma nova determinação em seus olhos e postura.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
tertulia-6_edited.jpg
bottom of page