Buscar
  • Jaqueline M. Souza

Cannes Screenplay Contest: um alerta aos roteiristas


Vez ou outra é necessário escolher entre fazer vista grossa aos erros do mercado ou se posicionar e tomar para si, os riscos de ataques daqueles que preferem matar os mensageiros. Hoje, optamos por não deixar que erros, desinformações e oportunismos pesassem sobre os elos mais fracos da corrente da produção audiovual, o roteirista iniciante. Inclusive, não é a primeira vez que fazemos isso. Quando divulgamos um concurso realizado pela Globo, fizemos questão ao ler o regulamento, de atentar para incongruências que iam contra o que acreditamos. É muito fácil vender sonhos e promessas, e nós vemos isso pipocando dia e noite na nossa linha do tempo da rede social, com cursos, workshops, ebooks, muitos deles vendidos a quantias que nenhum de seus participantes conseguirão ter de volta como cachê de um trabalho, e isso não tem nada a ver com ter talento, ser empreendedor ou saber a fórmula certa para o sucesso. O problema está em nosso mercado! Na própria classe que prefere propagar desinformação para lucrar! Na classe cinematográfica, que parece não conseguir se manter com trabalhos e prefere usar o cinema como esquema de pirâmide!

É triste ver Associações que deveriam representar nossa classe e entidades divulgando inverdades que só demonstram seu desconhecimento sobre o próprio mercado em que atuam!

Recentemente, o concurso Cannes Screenplay Contest vem sendo muito mencionado em mídias online e grupos de roteiristas, como sendo ou tendo alguma ligação com o Festival de Cannes. Mas Cannes é uma cidade!?!?! Se eu montar um concurso de vídeo arte na cidade de Cannes e quiser chamá-lo de Cannes Art Contest, eu posso. E necessariamente eu não terei nada a ver com o Festival de Cannes. (Que por sinal é registrado como “Festival de Cannes” e sem a junção dos dois termos, qualquer pessoa que utilizar parte do título, como apenas o nome da cidade, está em pleno direito legal).

Então, o que queremos alerta para vocês é que o Cannes Screenplay Contest não tem qualquer vínculo com o Festival de Cannes. Achamos que isso seria óbvio para qualquer profissional da área, mas parece que não é. O Festival de Cannes tem um Prêmio de Roteiro, que acontece dentro do Festival e funciona realmente como Prêmio (Prix du scénario), isso quer dizer, entre os filmes selecionados pela curadoria e exibidos para o público, um filme já finalizado pode ganhar o prêmio de melhor roteiro, e não um roteiro não produzido. Existem distinções entre Prêmio, Concurso, Mostra, Festival, etc.

Fora isso, é constrangedor que os profissionais brasileiros ignorem que o Festival de Cannes trabalha única e exclusivamente com Cinema. No dia em que o Festival de Cannes (assim como os outros mais tradicionais como Veneza, Berlim ou Rotterdam) estiver aberto a formatos televisivos, nós estaremos discutindo não a premiação, mas enterrando as fronteiras que ainda separam as artes audiovisuais.

Para aqueles que acreditam que o citado concurso é um braço de festival, com uma simples pesquisa na home page oficial do Festival de Cannes é possível encontrar os eventos e sessões atrelados ao Festival. O próprio site do concurso Cannes Screenplay Contest não tem em nenhum lugar de sua página, qualquer indicação de vínculo com o Festival de Cannes.

Então, como é possível que pretensos veículos de comunicação, divulguem sem ao menos pesquisar do que falam? Como podem se referir como “prestigiado concurso”, um concurso que aconteceu pela primeira vez ano passado (SIM!! Este ano será sua segunda edição). Simplesmente, porque estão publicando material de assessoria de imprensa como notícia!

Por isso, devemos ter em mente que o mercado que queremos não será construído com mentira e desinformação. Não gaste seu dinheiro precioso pagando U$ 50,00 na inscrição deste concurso se você só o fará porque foi convencido que ele tem alguma ligação com o Festival de Cannes! Ele não tem!!! E dizemos mais, abaixo, está a resposta que recebemos por e-mail do citado concurso.

Enviamos um email perguntando da conexão com o Festival de Cannes e sobre o júri de seleção, informação omitida no site, segue a resposta que recebemos: "Olá, Obrigado pelo email. Nós não temos associação com o Festival de Cannes. Somos completamente separados. Nossos jurados são mantidos anônimos - Nosso júri é composto de ex profissionais e profissionais em atividade, incluindo atores, diretores, publicitários, equipes bellow-the-line e above-the-line, vividos entusiastas de cinema. Nós nos certificamos de ter uma gama diversa de jurados para selecionar os projetos mais merecedores inscritos em nossa competição."

Nem o próprio alega ter ligação com o Festival de Cannes, pois não o tem! Isso é coisa de terras tupiniquinins, onde já não basta vender coelho por lembre, é necessário um pouco de maquiagem para vendê-lo como o próprio Pernalonga!

Enquanto isso, o Festival de Cannes começa amanhã, dia 11, e terá o brasileiro Kleber Mendonça Filho na disputa da Palma de Ouro ( e também do Prêmio de Roteiro), lado a lado com Chan-wook Park, Ken Loach, Pedro Almodovar, Jim Jarmush, os irmãos Dardenne, entre outros ! Além de Aquarius de Mendonça, o brasileiro João Paulo Miranda Maria disputa este ano outra Palma de Ouro, a de melhor curta-metragem, com "A Moça que Dançou com o Diabo". Avante!!!

#concurso #roteirista #roteiro #cannes

tertulia-6_edited.jpg
logoemail.png