top of page
Buscar
  • Tertúlia Narrativa

Amazon lança software livre para escrita de roteiro


A Amazon lançou ontem, dia 19, seu próprio software de roteiro baseado em nuvem para os roteiristas de cinema e TV. O software trabalha com o formato padrão Master Scene e pode tanto ser utilizado em nuvem através do site, quanto offline como um extensão do Chrome (em Mac e Windows). A empresa, que já disponibilizava aos criadores o software Amazon StoryBuilder, agora deixa clara sua intenção de ser referência entre os roteiristas, com o software de escrita completamente gratuito.

Uma das surpresas do software é um botão que permite o envio de roteiros finalizados para avaliação do Amazon Studios! A Amazon Studios que havia se mostrado muito aberta aos novos realizadores e já aceitava o envio de projetos pelo site, agora procura diminuir os intermediarios entre os criadores e o estúdio. Lembre-se que caso faça uso desta opção, os mesmos termos referentes ao envio do Amazon Studios são válidos.

Opção de enviar o roteiro diretamente do programa para o Amazon Studios.

Nós testamos ontem, tanto a versão em nuvem quanto a versão em extensão do Chrome. Ambas possuem o mesmo design, clean e intuitivo. O atalho para mudança de item pode ser feito pelo ENTER ou pelo TAB, o que facilita para aqueles que já estão acostumados com outros softwares de formatação. O software é simples e sem qualquer extra, serve objetivamente para a escrita.

Quando utilizado em nuvem, o programa salva o trabalho autormaticamente de tempos em tempos. Já na versão offline é necessário salvar e sincronizar, o que se mostrou uma questão ainda a ser trabalhada na extensão. Para a sincronização, a extensão pedia a confirmação do login e apesar de preenchido corretamente, a tela de login sempre voltava a aparecer.

O Painel (Dashboard) com as obras criadas é bem similar ao do Celtx Online Studios.

Uma das funções mais interessantes para um software gratuito é a possibilidade não só de exportar, mas de importar arquivos em pdf. O programa abriu sem perder qualquer caráter da formatação, pdf criados a partir de outros softwares de escrita de roteiro, como o Celtx e Final Draft.

Clean, intuitivo e gratuito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
tertulia-6_edited.jpg
bottom of page