Buscar
  • Tertúlia Narrativa

Análise Colaborativa: por um mercado mais solidário e participativo


Acordo todo dia com uma ideia ótima, uma história revolucionária, algo que vai mudar o mundo. Faz parte de nós, roteiristas, escritores, cineastas, ou qualquer um que seja, em essência, um contador de histórias, essa necessidade de comunicação. Contar nossa história, revelar as camadas de nossos personagens, cada nó de trama e cada desfecho inusitado.

Mas depois bate a insegurança – É mesmo bom? Já pensaram nisso antes? O que realmente funciona na minha história e o que eu como autor acho que está funcionando?

Nesta hora normalmente recorremos a quem está do nosso lado, principalmente quando pensamos em aspectos mercadológicos, dar seu roteiro para alguém ler é, e sempre foi, uma ferramenta indispensável para a qualidade de seu trabalho. Um feedbak é o que nos faz abrir os olhos para nossas falhas, porém o mais importante, acreditar em nossos êxitos. Mudar nossa perspectiva e criar novas possibilidades.

Mas nem sempre essa abordagem de um terceiro realmente é incisiva e prática, temos que nos virar entre “nossa, está muito bom” até o fatídico “está faltando alguma coisa, mas não sei o que é”.

Vendo isso nos debruçamos sobre uma possibilidade de análise de roteiro, que envolva pessoas queridas que nos cercam, mas ao mesmo tempo, que sejam precisas e interessantes para nós roteiristas. Principalmente, por que em geral, estamos inseridos em um meio, em que outros profissionais passam pelas mesmas dúvidas e podemos trocar nosso conhecimento, dando uma visão externa de qualidade para nossos parceiros de profissão.

Pensando nisso, a Tertúlia Narrativa passa a disponibilizar uma ficha que chamamos de ANÁLISE COLABORATIVA. Uma ferramenta que auxilia a quem vier a ler seu roteiro, a lhe dar um feedback mais preciso e construtivo. Elevando assim a capacidade de análise e melhoria de nossas histórias.

Não desvencilhando, é claro, da importância de uma análise aprofundanda de roteiro, por um profissional gabaritado em sua área. A proposta não é uma substituição ao processo de consultoria, mas utilizar os atuais meios que já usamos informalmente de uma maneira mais eficiente e objetiva, buscando elevar a qualidade de nossas narrativas de uma forma participativa e solidária.

Então, agora quando for passar seu roteiro para aquele amigo roteirista ou aquele colega de faculdade, você tem a chance de utilizar esta ficha, que indicam de forma mais claras os pontos altos e baixos do roteiro para que sejam trabalhados.

Ouvir é importante, refletir é ainda mais e buscar no dia-a-dia ferramentas para melhorar nosso trabalho é uma forma enriquecedora de aprimorar nossas obras.

Você pode baixar a Análise Colaborativa na página Downloads.

PS: Nunca esqueça de proteger sua propriedade intelectual. Todo trabalho deve ser registrado antes de ser passado a diante para análises. Se você não sabe como registrar seu roteiro, acesse a página Registro.

#análisecolaborativa #downloads #materiaisdeapoio #roteiros #roteiristas #dicas

tertulia-6_edited.jpg
logoemail.png