Buscar
  • Tradução: Marcos Hinke

Escreva seu roteiro em 10 minutos por dia


Por Pilar Alessandra Publicado originalmente em The Writers Store

-----------------------------------------------------------------------------------------

Eu sei que você é uma pessoa ocupada. Acredite, estamos juntos. Você trabalha, vai a escola, cuida das crianças, faz várias coisas. Sua família conta contigo, amigos precisam de você – alguém provavelmente está falando com você por e-mail, sms ou mensagens agora mesmo!

Então onde você vai encontrar tempo para escrever? Bem, você olha para seu smartphone ou computador. Você já está escrevendo.

Seja honesto. Quantas vezes por dia você espia um post no Facebbok, envia um pensamento brilhante por Twitter ou entretém um amigo distante com uma mensagem? Toda vez que faz isso, você está escrevendo. Então você também pode fazer isso para seu roteiro.

Tente. Aplique esses momentos roubados de seu tempo em seu roteiro. Ao invés de contar para sua amiga o que aconteceu naquele dia (acredite, ela pode esperar), rapidamente crie a sinopse da sua ideia de filme. Ao invés de enviar fofocas por mensagem sobre a pessoa que você conheceu no elevador, crie uma cena que descreva aquela pessoa enquanto ela entra em uma cena de filme.

De repente, seus momentos roubados de tempo estão produtivamente se tornando um roteiro.

Acha que não é possível? Vamos tentar. Veja quão rápido você consegue esboçar seu filme ao focar em um elemento de cada vez em intervalos de dez minutos:

  • Dedique 10 minutos para contar uma história simples com uma grande ideia. Descreva em uma linha ou duas como se estivesse contando para um amigo sobre um filme legal que assistiu. Essa é sua sinopse.

  • Dedique 10 minutos para dividir aquela história em quatro seções. Dê um título para cada seção. Esses serão seus atos.

  • Dedique 10 minutos por ato para fazer um brainstorming dos eventos principais que ocorrem em cada seção. Essas são suas seqüências ou beats.

  • Dedique 10 minutos de cada seqüência para fazer um brainstorming dos detalhes mais legais, momentos dos personagens e ações menores. Essas são suas cenas.

Parabéns. O esboço está pronto.

Isso não quer dizer que você precisa cortar todo seu tempo de Facebook, Twitter e mensagens. Mas repare em quão rápido você se movimentou para esboçar seu filme quando sua socialização digital se tornou escrita de roteiro.

Continue se comunicando online, porque você realmente está se ensinando a escrever. Sim, você leu isso direito. Todos os SMS's e postagens nos ensina a focar nossas histórias e editá-las.

Você escolhe bem e com cuidado suas palavras quando tweeta uma piada usando apenas 140 caracteres. Você aprendeu como criar urgência ou persuadir um sorriso com apenas algumas palavras bem escolhidas enviadas em um texto rápido. Você edita seus e-mails para se certificar de que você não está omitindo um ponto importante.

Todas essas habilidades são as mesmas que um escritor traz para o aprimoramento de uma cena e na revisão de diálogos. Então, por que não tentar uma reescrita em seu script com a mesma atenção aos detalhes?

  • Dedique 10 minutos para aprimorar o ponto principal de uma cena. Em seguida, corte os excessos que omitem o ponto principal.

  • Dedique 10 minutos para encontrar novas palavras para suas descrições de ações; palavras que contenham o impacto necessário para sintetizar a ação e emoção daquele momento.

  • Dedique 10 minutos para transformar aquele longo monólogo em apenas uma frase perfeita.

Existe uma idéia de que as redes sociais nos rebaixou como sociedade. Eu digo que criou uma geração de escritores. Nos comunicamos mais através da palavra escrita do que qualquer momento anterior. Agora, só temos que usar essas habilidades para nossa arte.

Hoje, quando aquela necessidade de cabular o trabalho aparecer, vá em frente e tire esses dez minutos – mas não entre no Facebook; Foque no seu roteiro.

Imagine suas atualização de status depois de vendê-lo.

#dicas #roteiro #roteiristas #produtividade #procrastinação #comoescrever

tertulia-6_edited.jpg
logoemail.png