Buscar
  • Jaqueline M. Souza

22 Atores que você não sabia que são roteiristas


Os atores-roteiristas não são novidade no mundo cinematográfico. Mas recentemente, assistindo a série original do Netflix, Bloodline, rever Sam Shepard nos fez lembrar não só de sua carreira como ator, mas de seu trabalho como roteirista. Muitas vezes, a carreira bem sucedida de um ator acaba ofuscando seus trabalhos atrás das câmeras. Descontando os grandes nomes, que acabam por roteirizar, estrelar e dirigir seus próprios filmes, como Woody Allen, Spike Lee, Kevin Smith, entre outros, ainda temos uma longa lista de roteiristas que são mais famosos por suas interpretações do que por seus roteiros. Por isso fizemos esta lista com atores que possivelmente você esqueceu ou simplesmente desconhecia que também tem trabalhos importantes (ou no mínimo curiosos) como roteiristas.

Sam Shepard

Tem uma carreira notável como dramaturgo, além de possuir em seu currículo os roteiros de filmes como Zabriskie Point de Michelangelo Antonioni; Louco de Amor de Robert Altman; Paris, Texas e Estrela Solitária, ambos de Wim Wenders.

Emma Thompson

Foi roteirista do programa britânico There's Nothing to Worry About!, dos filmes Uma Lição de Vida com direção de Mike Nichols e Nanny McPhee, a Babá Encantada. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Razão e Sensibilidade.

Sylvester Stallone

Que Stallone é o roteirista de Rocky, o Lutador, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 1976, com certeza você deve saber! Stallone, no entanto, tem uma longa carreira como roteirista, assinando o roteiro de todos os filmes das franquias Rocky, Rambo e Os Mercenários, além de Os Embalos de Sábado Continuam, Stallone Cobra e o filme de ação com Jason Statham, Linha de Frente.

Jason Segel

Lembrado pelo grande público por sua atuação na série How I Met Your Mother, Jason Segel mantém uma carreira frutífera em frente as câmeras, mas também como roteirita de comédias. Seu primeiro grande sucesso foi Ressaca de Amor ( Forgetting Sarah Marshall), seguidos por O Pior Trabalho do Mundo, Os Muppets e no ano passado Sex Tape: Perdido na Nuvem.

Simon Pegg

Roteirista de alguns dos filmes de paródia mais divertidos da última década como Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e Paul - O Alien Fugitivo. O que você não deve saber é que ele já foi anunciado como roteirista do próximo filme da nova franquia Star Trek.

Owen Wilson

Foi roteirista parceiro de Wes Anderson em seus primeiros filmes, Pura Adrenalina, Três é Demais e Os Excêntricos Tenenbaums.

Carrie Fisher

Sim, a Princesa Léia!! Foi roteirista das séries de televisão, O Jovem Indiana Jones e Roseanne. Além disso roteirizou a cerimônia do Oscar de 1997, 2002 e 2007, apresentados por Billy Crystal, Whoopi Goldberg e Ellen DeGeneres, respectivamente. Também atua como Script Doctor e foi a consultora dos filmes Mudança de Hábito e Afinado no Amor.

Seth Rogen

Seth Rogen saiu de Freeks and Geeks e já entrou no projeto seguinte de Judd Apatow como ator e roterista principal, isso com apenas 19 anos. Depois escreveu para Da Ali G Show, estrelado por Sacha Baron Cohen, SuperBad: É hoje, um episódio dos Simpsons, Segurando as Pontas, O Besouro Verde, Vizinhos Imediatos de 3º Grau e É o Fim, sempre com seu co-roteirista parceiro Evan Goldberg.

Ben Affleck e Matt Damon

Ganharam o Oscar de Melhor Roteiro Original com Gênio Indomável. Depois Ben Affleck ainda roteirizou seus filmes Gone Baby Gone e Atração Perigosa. Matt Damon voltou a escrever em Gerry e Terra Prometida ( este junto com John Krasinski, o Jim da série The Office), ambos de Gus Van Sant. Foi confirmado como um dos roteiristas do próximo filme da franquia Bourne, que será dirigido por Paul Greengrass e no qual volta a assumir o papel principal.

Steve Carrel

Escreveu para The Dana Carvey Show e é roteirista, juntamente com Judd Apatow, de O Virgem de 40 Anos. Este ano deve estreiar sua primeira série como criador, Angie Tribeca.

Will Ferrell

Como a maior parte dos atores saídos do Saturday Night Live, Will Ferrell também escreve comédias. Foi roteirista de Os Estragos de Sábado à Noite , O Âncora , Ricky Bobby e Quase Irmãos.

Conan O’Brien

Ok, Conan O’Brien não é um ator. Mas você sabia que antes da carreira de apresentador, ele foi roteirista do Saturday Night Live e dos Simpsons?

John Cusack

Vindo de uma família de atores, John Cusack também se destacou como roteirista nos filmes Alta Fidelidade e Matador em Conflito.

Thomas Lennon

Conhecido por Reno 911! da qual também é o criador, tem diversas comédias no curriculo como Taxi, Operação Babá e Uma Noite no Museu.

Kristin Wiig

Rosto carimbado nas atuais comédias americanas e também roteirista do sucesso Missão Madrinha de Casamento.

Bob Odenkirk

Famoso como Saul Goodman em Breaking Bad ( e agora em Better Call Saul) é um dos roteiristas de comédia mais atuantes da tv americana, tendo passado por programas como The Ben Stiller Show, Late Night with Conan O'Brien, Saturday Night Live e The Dana Carvey Show. Foi também um dos criadores das séries de comédia da HBO, Mr. Show com Bob e David e Tenacious D, da dupla Jack Black e Kyle Gass.

Julie Delpy

A parceria no roteiro de Antes do Amanhecer perdurou por toda a trilogia de Richard Linklater. Além disso, roteirizou os seus filmes como diretora, Dois Dias em Nova York e O Verão do Skylab.

Rashida Jones

Conhecida pelas atuações em comédias no cinema e na televisão como Eu te amo, Cara , The Office e Parks and Recreation, Rashida escreveu seu primero longa em 2012, Celeste e Jesse Para Sempre. Em 2014, assinou um episódio da série De A a Z e este ano foi anunciada como uma das roteiristas de Toy Story 4, previsto para ser lançado em 2017.

Tom Hanks

Como ator, ele não precisa de apresentações, mas você sabia que ele é o roteirista por trás de Larry Crowne: O Amor Está de Volta ( junto com Nia Vardalos) , um episódio de Band of Brothers e The Wonders - O Sonho Não Acabou?

Jack Nicholson

Jack Nicholson começou sua carreira como ator em produções do estúdio de Roger Corman, mas também foi roteirista das produções A Vingança de um Pistoleiro, Viagem ao Mundo da Alucinação e Os Monkees Estão de Volta.

Dan Akroyd

Roteirista e parte do elenco de Saturday Night Live, também escreveu pelo menos três clássicos da comédia americana, Os Irmãos Cara de Pau , Caça-Fantasmas e Cônicos & Cômicos.

Lembra de alguém que ficou fora da lista?

#roteiristas #atores #curiosidades #oscar #roteiro #BetterCaulSaul

tertulia-6_edited.jpg
logoemail.png