top of page
Buscar
  • Marcos Flávio Hinke

5 TED's sobre storytelling que você não pode deixar de ver


Compartilhar ideias, pontos de vista, historias, experiências, culturas e medos, são alguns dos maiores prazeres na arte de se contar histórias. Aqui, separamos cinco vídeos TED onde algumas brilhantes mentes contadoras de histórias, compartilham suas visões sobre o mundo, sociedade e seus oficios.

Garantimos grandes momentos de inspiração e/ou lazer para roteiristas e interessados no geral.

O Perigo da História Única/The danger of a single story

Como roteiristas, expomos nossos pontos de vista sobre o mundo e sociedade através de personagens e as histórias que eles vivem. Portanto, temos uma obrigação moral de estarmos abertos a outros pontos de vista, conhecendo outras pessoas, culturas e formas de se relacionar com o mundo. Nossas vidas são compostas por múltiplas histórias, e nesse TED, a novelista Chimamanda Adichie compartilha como ela encontrou sua voz cultural autêntica, nos alerta dos perigos do ponto de vista único, que ao ouvir apenas uma história sobre uma pessoa ou país, arriscamos um desentendimento critico.

“Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias tem sido usadas para expropriar e malignar. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida.”

Caso queira ver com legendas em português, acesse diretamente no site TED: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story

A Caixa Misteriosa/The mystery box

O produtor e cineasta J.J. Abrams é famoso por sucessos como Lost, Super 8, Star Trek e o novo filme da franquia Star Wars. Nesse TED, ele compartilha seu amor por mistérios e mágica.

“Eu percebi que mistério é o catalisador para a imaginação. Eu sei que não é uma ideia inovadora, mas quando eu comecei a pensar que talvez há momentos em que mistério é mais importante do que o conhecimento, eu comecei a me interessar por isso.”

Caso queira ver com legendas em português, acesse diretamente no site TED: https://www.ted.com/talks/j_j_abrams_mystery_box

As Pistas Para Uma Grande História/The clues to a great story

Apesar de ser a maior companhia de animação no mundo e possuir filmes com visuais exuberantes, o sucesso da PIXAR não se deve a sua tecnologia avançada, mas sim por sua grande habilidade de contar histórias que conquistaram o mundo. Aqui, o cineasta Andrew Stanton, roteirista de Toy Story e WALL-E, compartilha o que sabe sobre narrativas, começando pelo fim e retrabalhando até o começo.

“Contar histórias é como contar uma piada. É saber a punchline, seu final; é saber que tudo que você está dizendo da primeira frase até a última, está caminhando para um objetivo singular, e (idealmente) conformando uma verdade que aprofunda nosso conhecimento sobre quem somos como seres humanos."

Caso queira ver com legendas em português, acesse diretamente no site TED: https://www.ted.com/talks/andrew_stanton_the_clues_to_a_great_story

Contos Sobre Paixão/Tales of passion

A romancista e ativista Isabel Allende discute (de forma apaixonada e apaixonante) sobre mulheres, criatividade e a definição de feminismo.

“Paixão vive aqui. Isso não é sempre verdade? Coração é o que nos guia e determina nossos destinos. É isso que eu preciso para os personagens de meus livros: Um coração apaixonado.”

Caso queira ver com legendas em português, acesse diretamente no site TED: https://www.ted.com/talks/isabel_allende_tells_tales_of_passion

A politica da ficção/The politcs of fiction

Ouvir histórias expande nossa imaginação; contar histórias nos permite pular barreiras culturais, abraçar experiências diferentes, sentir o que os outros sentem.

Elif Shafak constrói essa simples ideia para argumentar que ficção pode superar a politica da identidade.

“Nós tendemos a formar grupos com base na similaridade, e então produzimos estereótipos sobre outros grupos de pessoas. Na minha opinião, uma maneira de transcender esses guetos culturais é através da arte de contar histórias. Histórias não podem demolir fronteiras, mas elas podem perfurar as nossas paredes mentais. E através desses buracos, podemos obter um vislumbre do outro, e às vezes até mesmo como o que vemos.”

Caso queira ver com legendas em português, acesse diretamente no site TED: https://www.ted.com/talks/elif_shafak_the_politics_of_fiction


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
tertulia-6_edited.jpg
bottom of page