O que é um roteiro?

 

 

O que é um roteiro cinematográfico? A resposta mais obvia é: Um filme escrito em palavras. Essa resposta resume com precisão o que vem a ser um roteiro. Tudo o que conta a história vista na tela de cinema antes foi descrito em um papel por um profissional conhecido como roteirista.

 

Focando na palavra roteiro, ele mesmo nos diz qual é o motivo de sua existência em uma produção cinematográfica. Ele serve como um guia, durante a execução de uma produção. Todas as informações necessárias para que o filme possa ser feito provêm desse roteiro ou guia, mais facilmente compreendido por seu nome em português lusitano, guião.

 

“Os americanos chamam-no screenplay, uma peça para a tela, de maneira à distinguí-la da simples play, destinada ao placo. Os franceses o chamam de scenario, para designá-lo como um conjunto de cenas. E nós o chamamos de roteiro. E não é uma má palavra para o caso. Roteiro é uma rota não apenas determinada, mas "decupada", dividida, através da discriminação de seus diferentes estágios. Roteiro significa que saímos de um lugar, passamos por vários outros, para atingir um objetivo final. Ou seja: o roteiro tem começo, meio e fim -conforme Aristóteles observou na tragédia grega como uma necessidade essencial da expressão dramática." Luiz Carlos Maciel

 

 

Cada parte do processo de produção se baseia em indicações do roteiro. Exemplo da produção, que através do roteiro tem a possibilidade de prever e desenvolver uma lista do que será necessário para a produção do projeto, criar um orçamento prévio dos custos, encontrar os profissionais necessários para o desenvolvimento do filme conforme as qualidades do roteiro. Em outro exemplo a equipe e o diretor de fotografia, através do roteiro tem a capacidade de criar o ambiente e a iluminação que condiz com o clima e as necessidades dramáticas da história que está sendo contada.

 

O roteiro é peça fundamental para a direção de uma obra audiovisual, o diretor necessita do roteiro para que ele saiba o que deve ser filmado, para que ele decida o como vai ser filmado. A relação do diretor para com o roteiro é de necessidade mútua. Sem o roteiro o diretor não tem um filme a ser filmado, sem um diretor o roteiro não passa de um amontoado de palavras, não cumprindo sua função básica  de se tornar um filme.

 

"O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não existe um bom filme". Doc Comparato

 

Nesse momento entra-se em discussão a questão, se um roteiro de cinema é uma obra literária. Se realmente toda a história contada em um filme é realmente algo “efêmero” como afirma Doc Comparato. Em um filme além de todos os aspectos técnicos há sim uma história que deve ser contada. Para o senso comum um roteiro nada mais é do que a história do filme, mas isso não é verdade, o roteiro não é a história do filme, mas sim, conta a história do filme. Se há algo que podemos chamar de história seria o argumento, esse sim pode e deve ser tratado como literatura, porém o roteiro nada mais é do que uma ponte para levar a história, do argumento ao filme.

 

"O roteiro representa um estado transitório, uma forma passageira destinada a desaparecer, como a larva ao se transformar em borboleta. Quando o filme existe, da larva resta apenas uma pele seca, de agora em diante inútil, estritamente condenada à poeira. (...) Pois o roteiro significa a primeira forma de um filme. E quanto mais o próprio filme estiver presente no texto escrito, incrustado, preciso, entrelaçado, pronto para o vôo como a borboleta, que já possui todos os órgãos e todas as cores sob a aparência de larva, mais a aliança secreta (...) entre o escrito e o filme terá chances de se mostrar forte e viva." (CARRIÈRE apud MARÉS)

 

Pode-se concluir que o roteiro é um guia para a produção de uma obra audiovisual e conta uma história, mostrando através da descrição de imagens e sons o que será visto na tela.

 

 

Clique aqui para continuar sua leitura e  saber COMO é um ROTEIRO de Cinema .

Por Cipriano Wiski

logoemail.png