Materiais de Apoio

Atualizado dia 19 de Maio de 2016 por Tertúlia Narrativa

É fundamental ler os roteiros, conhecer as terminologias, mas existe um mundo vasto de materiais que podemos encontrar online para ajudar nosso processo de aprendizagem sobre a escrita. Abaixo, listamos alguns materiais que vão lhe render boas horas de leitura e reflexão. 

Ficção Viva

www.ficcaoviva.com

O projeto Ficção Viva teve sua segunda edição entre 2012 e 2013 em Curitiba, com ênfase no roteiro e em realizadores ibero-americanos. Foram encontros e workshops, em que os convidados compartilharam sua experiência com o público em atividades práticas, críticas e reflexivas. Você pode encontrar a versão online do livro que foi criado com as experiências do projeto, aqui

The Black List

www.blcklst.com/

Nós já falamos sobre o The Black List na seção de Sites, mas o portal reune uma infinidade de materiais de apoio para roteiristas. Você pode encontrar um guia para os Formatos de Televisão Americana, aqui. 

Encontro de Roteiristas

http://www.ancine.gov.br/node/1003

Projeto Financiado pela Caixa Cultural, aconteceu em 2009, com mostras de filmes, seminários e palestras para área. Você pode encontrar o catálogo com textos, guias de concursos e transcrições dos debates, aqui. 

Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas

http://www.oscars.org/

A acadêmia disponibiliza para educadores em seu site, apostilas de diversas áreas do cinema. Veja o material dedicado a escrita do roteiro, aqui. 

Internet Archive

https://archive.org/

O Internet Archive é uma biblioteca online de conteúdo online em domínio público ou Creative Commons. Lá você pode encontrar filmes, textos e músicas. Nós separamos, um livro fundamental para todo roteirista. As 36 Situações Drámaticas de Georges Polti. Polti foi um romancista e critico francês e estudou os dramas, tragédias e romances,  levantando 36 situações drámaticas comuns nas obras analisadas. Você vai reparar que muitas ainda se encaixam nos roteiros cinematográficos. Vale a pena. Veja aqui

Harvard Business Review

https://hbr.org/magazine

Publicação da Harvard Business Publising. Tem um artigo/entrevista de 2003 muito interessante com o Robert Mckee e sobre histórias que movem as pessoas. Leia aqui

Acadêmia das Artes e Ciências Televisivas

http://www.emmys.com/

A Acadêmia responsável pela premiação do Emmy, mantêm uma publicação com entrevistas com criadores e atores, materias sobre novas séries e muito mais sobre o universo televisivo americano. O download é apenas para membros, mas você pode acessar uma versão digital da revista aqui

Syd Field- Academy of Screenwriting

http://sydfield.com/

Site do famosso guru de roteiros Hollywoodianos. Tem uma seção com ferramentas utéis para escritores. Você pode acessar um exercicio sobre Um Sonho de Liberdade, aqui. 

CMI-Centro de Mídia Independente

http://www.midiaindependente.org/

Site de rede de produtores e produtoras independentes de mídia, disponibiliza diversos textos, materias, ensaios, além de vídeos e documentários. O mestre do documentário Patricio Guzmán, fala sobre o roteiro no documentário, aqui.

Mostra Leopoldo Serran 

mostraleopoldoserran.com.br

Mostra realizada pela Caixa Culturla em 2012 sobre Leopoldo Serran, um dos mais proliferos roteiristas brasileiros. A mostra contou com exibição de seus filmes, debates e curso. O belo e completo catálogo tem textos de Hernani Heffner, Estevão Garcia, Guilherme Sarmiento, Luís Alberto Rocha Melo e Anna Karinne Ballalai, que falam sobre a carreira de Leopoldo, a história do roteiro no Brasil e o ofício de escrever para as telas. Você pode acessar o catálogo, aqui.

Newton Cannito 

www.newtoncannito.com

Site do roteirista Newton Cannito que,  juntamente com Leandro Saraiva, é autor de Manual de Roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de Cinema e Tv. O livro é disponibilizado gratuitamente para download na página de Cannito. É só acessar aqui e clicar no botão download ao final da página. 

História e Roteiro 

http://historiaeroteiro.tumblr.com

História e Roteiro é um blog do roteirista Thiago Fogaça e aqui ele disponibiliza uma breve apostila em formato de roteiro para explicar as regras básicas de formatação. 

 

 

E você? Conhece algum material sobre roteiro que seja de qualidade e esteja disponivel online legalmente? Conte para a gente!

 

 

Comentários

logoemail.png