Concursos, Editais e Competições 

A Tertúlia Narrativa reúne aqui  editais, concursos, premiações, bolsas e competições para roteiristas.  Nós não temos vínculo com nenhum dos eventos citados. Nos reservamos também o direito de não divulgar eventos sem necessidade de qualquer esclarecimento. Não nos responsabilizamos pelos conteúdos de divulgação de cada atividade, eles são copiados dos sites ou divulgações dos próprios eventos. Observe as datas e vá ao site do evento para ter mais informações. A listagem é atualizada periodicamente. 

 

Caso você saiba de eventos que não estão listados ou trabalhe na divulgação de um concurso, edital ou competição de qualidade e com inscrição gratuita, entre em contato pelo producao@tertulianarrativa.com .

Atualizado dia 21 de Junho de 2019

Laboratório Griô

Tipo: Laboratório 

Categoria: Curtas, Longas e Narrativas seriadas

Abrangência: PESSOAS FÍSICAS, realizadoras/es negras/os INICIANTES que sejam ROTEIRISTAS de projetos de FICÇÃO, live action ou animação, em FASE DE DESENVOLVIMENTO.

Descrição: De 01 a 04 de agosto de 2019, a II Mostra de Cinema Negro Brasileiro vai acontecer em Curitiba. Uma das novidades deste ano é o LABORATÓRIO GRIÔ. A partir de chamada pública para todo o território brasileiro, serão selecionados 09 projetos de ficção em fase de desenvolvimento de temática livre (03 curtas, 03 longas e 03 narrativas seriadas) escritos e protagonizados por pessoas negras, que serão contemplados com três dias de Consultoria de Roteiro com Henrique dos Santos, Jaqueline Souza e Viviane Ferreira.

Inscrições: 13 de julhode 2019.

Residência Base

Tipo: Laboratório /Residência 

Categoria: Argumento de Longa-metragem de ficção 

Abrangência: Pessoas físicas, estreantes ou não-estreantes até segundo longa metragem.

Descrição: A RESIDÊNCIA BASE é um programa para desenvolvimento de roteiros cinematográficos que oferece uma semana de imersão num local inspirador, em meio à natureza, sem custos aos participantes. A experiência visa potencializar os projetos de novos talentos, através do diálogo entre roteiristas, rodas de conversas com convidados e consultoria individual especializada. Surgiu em 2013, a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes em residências artísticas internacionais. Nesse ano, realiza sua segunda edição, que conta também com o produtor Fernando Sapelli.  A Base abre as portas para a seleção de novos roteiristas com projetos de longa metragem, que tenham realizado até dois filmes, dessa vez na centenária Pousada Fazenda Maristela (Tremembé). O cineasta Fabio Meira será o consultor particular de roteiros, enquanto os roteiristas Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani, serão os talentos convidados a dividir suas experiências com os participantes.

Inscrições: 23 de junho de 2019.

Laboratório de Projetos Audiovisuais - Goiania Mostra Curtas

Tipo: Laboratório

Categoria: Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor), Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação

Abrangência: 50% das vagas são reservadas para roteiristas, estudantes, profissionais do audiovisual, que residam no estado de Goiás.

Descrição: A 19ª Goiânia Mostra Curtas apresenta a programação do Laboratório de Roteiros Audiovisuais. Os argumentos selecionados terão atendimentos individuais de Di Moretti, Renata Martins, Rosana Urbes e Thiago Fogaça, renomados profissionais do setor audiovisual nos cenários nacional e internacional.A iniciativa oferece 12 vagas, sendo três para cada laboratório: Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor), Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação. As consultorias serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro e cada uma terá duração de duas horas. Todos os participantes selecionados deverão realizar um pitching ao final, no dia 12 de outubro. Será escolhido um projeto de cada consultoria para receber o certificado de melhor projeto do Laboratório de Roteiros Audiovisuais.

Inscrições: 17 de julho de 2019.

Latinx 2019

Tipo: Concurso 

Categoria: Argumento de Longa-metragem de ficção 

Abrangência: Roteiristas iniciantes (sem nenhum longa produzido), estudantes e recém-formados, residentes da América Latina.

Descrição: Este ano, para estimular e reconhecer o protagonismo feminino e a maior inserção das mulheres na indústria audiovisual, a temática do Concurso é “Mulheres e Diversidade”. Serão valorizados argumentos que tragam pautas importantes sobre a questão de gênero e com personagens femininas bem construídas e não estereotipadas. Além disso, a taxa de inscrição para mulheres é a de menor valor durante todo o período de inscrição, da mesma forma que para estudantes e recém-formados (até dois anos após a conclusão do curso) das escolas associadas ao Forcine. O Concurso é voltado para roteiristas iniciantes (sem nenhum longa produzido), estudantes e recém-formados. Serão aceitos argumentos de até 3 páginas, em português ou espanhol, de longas de ficção ou documentário relacionados ao tema. As inscrições vão de 20 de maio a 26 de julho e possuem os valores e opções listados abaixo. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito através de depósito ou transferência bancária à conta corrente do LATC ou com cartão de crédito via PayPal diretamente na página do Concurso

Inscrições: Até 26 de julho com distinção de valores para os diferentes períodos  de inscrição.

Laboratório Novas Histórias

Tipo: Laboratório 

Categoria: Roteiro de Longa-metragem de ficção 

Abrangência: Roteiristas estreantes ou não estreantes com até 1 (um) longa-metragem produzido na função de roteirista e/ou de diretor.

Descrição: O Laboratório Novas Histórias é um projeto idealizado e organizado por Carla Esmeralda, e faz parte do Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros, iniciativa conjuntado Sesc São Paulo e do Senac São Paulo voltada para o desenvolvimento de roteiros e o aperfeiçoamento do ofício do roteirista no Brasil. Nesta 9ª. edição, o Laboratório Novas Histórias reafirma seu compromisso com o incentivo à produção de filmes para crianças e adolescentes e, para esse fim, reserva até duas de suas vagas para roteiros voltados para o público infanto-juvenil. É com políticas sistemáticas e continuadas que esses públicos fundamentais poderão também se ver representados nas telas de cinema.

Inscrições: 17 de junho de 2019.

BrLab

Tipo: Laboratório 

Categoria: Longa-metragem de ficção em desenvolvimento

Abrangência: Projetos de qualquer país da América Latina e Península Ibérica (mais Itália, segundo critério do Programa Ibermedia), desde que já tenham produtor(a) e diretor(a) definido(a)s

Descrição: A nona edição do BrLab – desenvolvimento de projetos audiovisuais acontecerá de 03 a 09 de outubro de 2019 em São Paulo. Os profissionais interessados em participar do workshop para projetos em desenvolvimento poderão inscrever seus projetos gratuitamente até o dia 26 de abril de 2019 neste site. Para a edição de 2019, serão selecionados 11 (onze) projetos que, juntos, participarão de atividades direcionadas ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção da América Latina e Península Ibérica (mais Itália, segundo critério do Programa Ibermedia) e à qualificação de profissionais do setor audiovisual dessas regiões.

Inscrições: PRORROGADO até 06 de maio de 2019.

LABEX- Argentina

Tipo: Laboratório 

Categoria:  Primeiros ou Segundos filmes de ficção, documentários e narrativas narrativas latino-americanas, qualquer país da América Latina e Península Ibérica (mais Itália, segundo critério do Programa Ibermedia), desde que já tenham produtor(a) e diretor(a) definido(a)s.  

Abrangência: LABEX é uma laboratório de desenvolvimento, treinamento e produção de projetos audiovisuais que contribui para o fortalecimento e finalização de filmes através de várias oficinas, master class e pitching sessions.O laboratório é competitivo; sua inscrição e participação é gratuita. O LABEX promove a produção com prêmios importantes em suas duas categorias concorrentes: "desenvolvimento de projetos e trabalhos em andamento", além de vincular os participantes e seus trabalhos a diferentes profissionais da indústria, autores, produtores e diretores de filmes.

Inscrições: Até 31 de maio de 2019.

Lab Guion - Laboratory Guion 2019

Tipo: Laboratório 

Categoria: Longa-metragem de ficção

Abrangência: Roteiristas de qualquer nacionalidade com roteiros para longas-metragens de ficção escritos em espanhol.

Descrição: A Corporação Cinefilia, com o apoio da Ibermedia Programa e Fundo de Desenvolvimento de Cinema da Colômbia, convida escritores nacionais e estrangeiros para participar no 7º International Laboratory Guion 2019 - LabGuion, que será realizada em Santa Fé de Antioquia (a 45 Kms. De Medellín - Colômbia), de 14 a 30 de outubro, em duas coortes de uma semana cada. O comitê de seleção escolherá 48 roteiristas, para formar dois coortes (cada um dos 24 roteiristas). Cada grupo irá completar imersão de oito dias em que os roteiristas vão receber palestras, aconselhamento pessoal e de grupo com seis especialistas latino-americanos e europeus que ajudam a analisar o roteiro e apoiar o processo de reescrita.

Inscrições: Até 30 de Abril de 2019.

Cena 15 - Porto Iracema das Artes

Tipo: Laboratório 

Categoria: Desenvolvimento de Roteiros de Longa-metragem de Ficção e Híbridos. 

Abrangência: O Edital conta com modalidade “Ceará”, 'Nordeste" e "Nacional".

Descrição: Alocado no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes (CENA 15), o Laboratório de Cinema tem como proposta desenvolver roteiros para filmes de longa-metragem, do gênero de ficção ou híbrido, através de um programa de formação que abarca tutorias, assessorias, oficinas e aulas abertas com foco em aspectos da escrita cinematográfica.Durante sete meses, são trabalhadas questões voltadas à estrutura dramática dos projetos, à criação de personagens, à formatação dos roteiros e aos processos criativos da escrita de histórias. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas dos participantes e do público mais amplo engajado pelas oficinas e aulas abertas, o Laboratório visa também contribuir para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual. Até a edição de 2017, os projetos participantes do laboratório foram orientados pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, com a assessoria semanal do roteirista Pablo Arellano. Em 2018, a cineasta Nina Kopko passou a integrar o time de tutores, junto com Karim e Sérgio. Serão selecionados até 06 (seis) projetos de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem – sendo 04 (quatro) na modalidade "Ceará", 01 (um) na modalidade “Nordeste” e 01 (um) na modalidade "Nacional".

Inscrições: Até 31 de Março  de 2019. 

FRAPA 2019- Concurso de Roteiros

Tipo: Concurso/Rodada de Negócios/ Workshop, etc

Categoria: Roteiros de longa-metragem, Roteiros de Pilotos, Projetos de Série, etc...

Abrangência: Livre

Descrição: A 7º edição do FRAPA, Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, vai acontecer de 02 a 05 de julho, na capital gaúcha. O Festival oferece seu pacote completo (que dá direito a assistir toda nossa programação, mais inscrição de um roteiro no Concurso e ainda três projetos na Rodada de Negócios) ou então realizar inscrições avulsas no Concurso de Roteiro (longas ou pilotos de série), na Rodada de Negócios ou na Mostra Internacional de Curtas. Os valores são distintos para cada pacote. 

Inscrições: Até 30 de Março para o Concurso, consultar no site para outras atividades 

1 / 9

Please reload

 

ENTENDENDO OS TIPOS

Consultoria ou Laboratório: o roteiro selecionado passa por uma imersão ou acompanhamento com profissionais renomados visando o aprimoramento.

Bolsa: o autor do projeto selecionado recebe uma quantia em dinheiro durante um período determinado visando o desenvolvimento da obra. 

Produção: o roteiro selecionado recebe investimento direto ou autorização para captar investimento para produzir o roteiro em obra audiovisual. 

Desenvolvimento: o projeto selecionado, em geral em fase de argumento, recebe apoio financeiro para desenvolvimento/escrita do roteiro. 

Prêmio ou Concurso: o projeto vencedor recebe uma distinção, um troféu ou uma recompensa, que pode ser financeira ou não, por mérito,  reconhecimento da excelência ou relevância de obra já escrita ou produzida.

Pitching ou Seleção de Projetos: seleção de projetos por produtoras, estúdios, emissoras ou mesmo distribuidoras, casa empresa pode ter processos distintos para a seleção, levando em consideração sua área de atuação e a finalidade da seleção. 

logoemail.png