Aqui, reunimos em uma lista alguns dos termos e verbetes mais utilizados dentro da escrita de roteiros. Você verá muitos deles nos roteiros que coletamos, nos livros sobre roteiro e em nossos textos e artigos. 

A-B  | C- D |  E-G |  H-L  | M-O | P-Q | R-S | T- Z

E

 

EVENTO

Acontecimento que altera o rumo da narrativa, na vida do personagem.

 

ÉPICO

Termo relacionado à epopéia/estilo ou gênero narrativo de grandes acontecimentos, geralmente de longo tempo narrativo, onde se acompanha a saga de um personagem icônico ou mesmo de uma geração de personagens.

 

ELIPSE

Recurso narrativo relativo ao tempo, onde uma porção ou bloco do tempo é subtraído ou condensado da linha narrativa.

 

EMPATIA

Sensação ou sentimento de colocar-se no lugar do outro, dramaturgicamente utilizado na construção de um personagem a fim de aproximar e criar identificação com o espectador.

 

EPÍLOGO

Capítulo final de uma obra literária que serve se recapitulação, fecho ou remate da obra / cena ou sequencia final, que segue após o desfecho da narrativa que informa o espectador o destino dos personagens.

 

ESPELHO

Página de roteiro, geralmente de abertura, contendo informações como personagens, cenários, locações, etc.

 

ESTRUTURA

A coluna vertebral de uma narrativa / A união de atos, sequencias, cenas / A visão geral da narrativa. / “... seleção de eventos da estória da vida das personagens que é composta em uma sequência estratégica para estimular emoções específicas, e para expressar um ponto de vista específico.”(MCKEE)

 

"ETHOS"

Termo grego que se refere à Ética que pode ser compreendido como moral da história./ parte integrante do tema.

 

EXPOSIÇÃO

Parte inicial da narrativa que tem o intuito de expor o background e os personagens, ganhar o expectador e criar a sensação de familiaridade com a narrativa, explicando regras do mundo daquela estória, normalmente se encontra no primeiro ato.

 

EXTERNA(o)

Indicação do cabeçalho comumente abreviado “EXT.”, que auxilia a produção e direção em aspectos de locação e iluminação.

 

ESTEREÓTIPO

Composição de características de um indivíduo ou personagem que lhe confere rápida agregação de valores de caráter através de conceitos pré-definidos do público.

 

EXPECTATIVA

Força dramática que surge de uma ação e constrói a Brecha ou gap.

 

F

FADE

Palavra de origem inglesa para escurecer, sumir, proveniente do teatro onde se utiliza cortinas para mudar de um cenário ao outro ou marcar passagem de tempo. / Indicação do roteiro para a necessidade de um corte / Recurso ou efeito de edição

 

FARSA

Subgênero da comédia, que consiste em uma narrativa onde o engano ou trampa leva o espectador ao riso.

 

FICÇÃO

O que não é verdade / A criação dramatúrgica ou literária de um mundo único, com fatos, personagens e ações que não condizem com nenhum acontecimento do mundo real, mesmo que baseados em acontecimentos reais.

 

FICÇÃO CIENTIFICA

Gênero narrativo que une a ciência e a fantasia para criar um mundo fantástico, comumente ligado ao gênero da ação ou aventura.

 

FLASH-BACK

Deslocamento do tempo dramático para o passado.

 

FLASH-FORWARD

Deslocamento do tempo dramático para o futuro.

 

FOLHA DE ROSTO

Vide capa

 

FANTASIA (GÊNERO)

Gênero narrativo que do fantástico e paranormal para criar um mundo deslocado das regras que regem o mundo real, comumente ligado ao gênero da ação ou aventura.

 

FRANQUIA

Nomenclatura comum no mercado audiovisual que designa um grupo ou sequencia de produtos com mesma linha narrativa ou personagens/ A coleção de tudo que define uma série. Elementos, características ou estruturas fixas de um universo narrativo, definindo um estilo próprio da obra.  

 

 

G

 

 

GANCHO

Recurso narrativo normalmente encontrado em obras seriadas que visa através de um mistério ou uma cena de impacto prender a atenção do espectador e guia-lo ao próximo episódio.

 

GAG

Piada curta, comum em comédias ou sitcoms.

 

GAP

Brecha / Momento do conflito expectativa e resultado da oposição de duas ações dramáticas inversas.

 

"GIMMICK"

Recurso usado para resolver uma situação problemática. Reversão de expectativa.

 

GRADAÇÃO

O aumento da força dramática cena a cena levando ao clímax. 

 

GÊNERO

Conjunto de características de uma narrativa que a aproxima de uma narrativa similar, criando assim uma ligação entre elas através de cânones, certos aspectos comuns a esse grupo de narrativas.

 

A-B  | C- D |  E-G |  H-L  | M-O | P-Q | R-S | T- Z

logoemail.png